• (45) 3227-6065 | (45) 99122-1081

Fitoenergia Aplicada

Fitoenergia (também denominada Fitoenergética) é uma palavra que tem origem no grego, formada por phyton (que significa "vegetal") e energeia (que significa "força da ação"). Designa o conjunto de estudos, crenças e conhecimentos voltados ao domínio dos benefícios energéticos que as plantas proporcionam aos campos emocional, mental e espiritual de cada ser humano.

É importante frisar que Fitoenergia e Fitoterapia não são sinônimos. Enquanto a Fitoenergia procura estudar os proveitos da energia contida nas plantas para o campo energético que cerca os seres vivos, a Fitoterapia se utiliza dos princípios ativos extraídos das plantas para a cura do corpo físico.

Tratar a pessoa, não a "doença"

A Fitoenergia não é o tratamento de uma doença específica, mas da pessoa que a apresenta. O terapeuta sistêmico deve conversar e compreender mais do que apenas as dores ou os problemas de saúde específicos. É importante tratar as doenças com foco na causa, mais que na consequência. Somente após mergulhar profundamente na sabedoria do Reino Vegetal, compreendemos a terapia da energia sutil das plantas para equilíbrio da alma nos aspectos físico, emocional, mental e espiritual. A Fitoenergia é um sistema de cura e equilíbrio natural, que oferece às pessoas uma ferramenta eficiente e acessível contra todas as doenças, indo além dos campos da medicina tradicional. Com a Fitoenergia podemos nos cercar de vibrações positivas e que nos afastem de problemas para a saúde, para as relações e para outras situações em nossa existência.

Tipos de Vegetais

Existem quatro tipos diferentes de vegetais, baseados na maneira como ocorrem suas manifestações energéticas. Eles são classificados como Puros, Niveladores, Condutores ou Físicos. O vegetal puro é aquele que atua com mais afinidade, diretamente no Chakra. Cada Chakra em desequilíbrio requer o uso de um vegetal puro para atuar no seu reequilíbrio. Os vegetais niveladores servem para evitar efeitos opostos da energia do Chakra, ou seja, são úteis como um coadjuvante para equilibrar a atuação do vegetal puro, mantendo o equilíbrio dessas energias. Os vegetais condutores são os que conduzem a energia até o ponto da cura e os únicos que alcançam todos os Chakras, abrindo os registos da alma para os vegetais puros atuarem. Os vegetais físicos, são aqueles que atuam diretamente nas doenças de nível físico, não agindo contra a verdadeira causa, mas em função de reduzir dores por exemplo, ou qualquer situação em que a doença atingiu o nível físico.

Benefícios da Fitoenergia

Os benefícios advindos de cada planta (ou vegetal) são específicos de cada variedade, no entanto, podemos citar vantagens gerais da Fitoenergia. Por atuar junto à energia e aos Chakras, as plantas nos guiam no caminho do equilíbrio emocional, espiritual, afetivo e muito mais. Por meio delas, conseguimos encontrar a paz e estimular a felicidade e o amor. Por trabalhar junto ao espiritual e ao afetivo, a Fitoenergia nos ajuda a identificar, a reconhecer, a abraçar e a lidar com diferentes sentimentos, fator importante para que desenvolvamos o controle emocional. Os benefícios fitoenergéticos vão além da prevenção de doenças e podem influenciar comportamentos, ajudando, por exemplo, a se expressar melhor em público. Por isso, a energia das plantas é um convite ao autoconhecimento, pois faz refletir sobre os pontos de melhoria e que precisam de desenvoltura no seu dia a dia.