A Acupuntura, uma especialidade da Medicina Tradicional Chinesa, é um dos componentes mais amplamente aceitos das Práticas Integrativas e Complementares no mundo ocidental. Pontos específicos do corpo são estimulados, geralmente pela inserção de agulhas finas na pele e nos tecidos subjacentes. Acredita-se que estimular esses pontos específicos redireciona o fluxo do Qi (força vital universal) ao longo das vias de energia (meridianos), restabelecendo o equilíbrio.
O procedimento não é doloroso, mas pode causar uma sensação de formigamento. É possível potencializar o estímulo girando, aquecendo ou manipulando a agulha de outros modos. Os pontos de Acupuntura também podem ser estimulados por:
-
Pressão (chamado acupressão)
-
Laser (também chamado laserterapia de baixa intensidade)
-
Uma corrente elétrica de voltagem muito baixa (denominada Eletroacupuntura) aplicada na agulha
Benefícios da Acupuntura
Uma das principais vantagens da Acupuntura para o organismo é o fato de diminuir a necessidade de remédios e outros tipos de medicamentos de uso contínuo. Além de ser uma técnica que não oferece riscos à saúde, não causa nenhum tipo de efeito colateral no organismo. Diversos estudos também demonstram a eficiência da Acupuntura em casos de insônia e ansiedade, uma vez que o procedimento atua na liberação de neurotransmissores associados ao humor, como a serotonina. Segundo um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), a especialidade apresentou resultados significativos para 41 doenças. A instituição reconheceu o tratamento por meio de estudos de um grupo científico em 1989. Porém, acredita-se que o surgimento do tratamento ocorreu há mais de 5.000 anos.
Assim, ela possui o intuito de restabelecer esse equilíbrio por meio da liberação de substâncias químicas no organismo, facilitando a circulação de energia enquanto age com efeito analgésico e anti-inflamatório. Dessa forma, a prática alivia dores e diversas complicações causadas por algumas doenças. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Acupuntura é recomendada para o tratamento de cerca de 300 patologias, como inflamações gerais, doenças neurológicas e respiratórias, problemas psicológicos, insônia e complicações emocionais.
Principais Indicações da Acupuntura
Em regiões em que a Acupuntura está mais integrada à cultura, particularmente na China, estudos publicados sobre Acupuntura são mais abundantes e de escopo mais amplo. Deve-se interpretar os resultados que mostram eficácia à luz do fato de que as intervenções incluem o esquema completo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) do qual a Acupuntura é apenas uma especialidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) ajudou nesse desafio clínico publicando uma lista de doenças para as quais considera que as evidências de eficácia são fortes ou disponíveis:
- Efeitos colaterais do tratamento do câncer
- Depressão
- Dismenorreia
- Dor
- Cefaleia
- Hipertensão
- Sintomas pós-operatórios
- Algumas complicações gestacionais
- Complicações do acidente vascular encefálico
A OMS também fornece um documento de referência com orientações para a prática de acupuntura de maneira segura e eficaz.
Cuidados Necessários na Acupuntura
Embora mundialmente reconhecida como uma técnica terapêutica segura e com riscos insignificantes, é importante se observar determinados aspectos ao escolher um profissional Acupunturista. A quase totalidade de possíveis efeitos colaterais ou reações adversas relacionadas à prática da Acupuntura estão associadas à correta observação dos protocolos e recomendações sanitárias, em especial quanto à correta higienização da pele do paciente nas regiões onde as agulhas serão aplicadas. Na Quinta Essência Terapias Integradas cumprimos rigorosamente todas as Resoluções da Diretoria Colegiada (RDCs) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, com redobrado cuidado na pré-higienização e nos cuidados pós aplicação. Utilizamos somente agulhas descartáveis de uso únicos, cuja embalagem é aberta somente na presença do paciente; realizamos o descarte dos pérfuro-cortantes adequadamente, e sua coleta e destino é realizada por empresa habilitada e credenciada junto à Vigilância Sanitária. Os lençóis nas macas são igualmente descartáveis e de uso único e o paciente passa por rigorosa anamnese, de forma a podermos identificar qualquer impedimento à aplicação ou condição que exija cuidado adicional, como no caso de pacientes que apresentem problemas de coagulação sanguínea permanentes ou transitórios. A aplicação das agulhas é realizada por Profissional Acupunturista especializada e pós-graduanda na especialidade.