O Cone Hindu, ou Cone Chinês é uma técnica terapêutica milenar oriental, que consiste na utilização de um cone feito de tecido de algodão e cera de abelhas (em alguns casos uma mistura de cera de abelhas e parafina), que é aplicado no ouvido, ou sobre os Chakras, de forma a "drenar" impurezas e energias que estejam colocando o organismo em desequilíbrio.
O Cone tem cerca de 25 cm de comprimento, e é aplicado com a ponta mais fina (estreita) colocada sobre o local que necessita a "intervenção", sendo aceso na outra extremidade, como se fosse uma vela que queimará durante cerca de 15 minutos.
O Cone Hindu/Chinês é um Procedimento Seguro?
O Cone Hindu / Cone Chinês é um procedimento seguro, eficaz e indolor usado para aliviar a congestão nasal, reduzir e eliminar o zumbido nos ouvidos, combater otites persistentes, dores de cabeça, enxaquecas e problemas auditivos e, especialmente, para trazer equilíbrio ao campo energético da pessoa. O movimento do calor através do canal auditivo também pode proporcionar alívio de pressão. Não deve ser utilizado se o paciente já tiver tido reações alérgicas a qualquer um de seus componentes, se teve o tímpano perfurado ou se por alguma condição não tiver tímpano, se estiver utilizando drenos auriculares (paracentese), se fez recentemente alguma cirurgia no ouvido, se possui cistos auriculares, mastodoitite aguda, otosclerose, otospongiose ou tumores no ouvido.
A Origem da Técnica
O uso do Cone Hindu / Cone Chinês remonta ao ano 2.500 a.C. Culturas antigas, incluindo os egípcios, faziam referência ao seu uso. Pergaminhos milenares descobertos no Oriente descrevem o procedimento para aplicação de Cones Hindus / Cones Chineses. O principal tecido usado pelos antigos egípcios era o linho, feito de uma planta com o mesmo nome, de flores azuis. Os Cones Hindus / Cones Chineses têm sido usados por pessoas tanto no Oriente, quanto no Ocidente. Em outras palavras, os cones têm feito parte da vida das pessoas, em todo o mundo, desde que datam os achados históricos pictóricos. Na Europa, o uso de cones desapareceu depois dos egípcios. Na Ásia, com a diminuição das práticas tradicionais chinesas e indianas, eles também quase desapareceram, mas nas Américas os nativos a mantiveram viva até hoje.
Quem usa os Cones Hindus / Cones Chineses
O Cone Hindu / Cone Chinês é tradicionalmente usado em cerimônias espirituais e de cura. Era uma parte essencial do kit do Curandeiro e de seu conhecimento, assim como o domínio de ervas e plantas e seus vários usos. Originalmente, teria tomado a forma de algo como um pacote de lama sobre a orelha com uma palheta oca atravessada, que então era queimada. Outra prática xamânica bem conhecida é o sopro de fumaça, proveniente da queima de ervas, no ouvido de uma pessoa. Assim, os efeitos curativos e espirituais dessas práticas eram conhecidos e usados em todo o mundo há milhares de anos. A modernização também atingiu os Cones Hindus / Cones Chineses, na medida em que as palhetas ocas foram substituídas cones ocos de tecido e cera de abelhas. Estes cones são feitos com altos padrões de pureza e eficácia. Isso inclui o fato de que esses cones não vazam cera derretida fora ou dentro deles.