• (45) 3227-6065 | (45) 99122-1081

Pindas Chinesas

Em uma tradução livre, o significado de "pindas" é "esferas de pressão de ervas". É uma terapia desenvolvida com o uso de saquinhos de tecido de algodão, preenchidos com elementos diversos, como sal marinho e ervas medicinais variadas, com os quais se realiza uma espécie de massagem através de compressão sobre as áreas do corpo que requerem tratamento.

As Pindas Chinesas podem ser aplicadas no corpo todo, sem restrição alguma, e contribuem para o alívio de dores físicas, além de estimular o processo de autocura no paciente. A aplicação das Pindas Chinesas é mais uma dentre tantas outras formas de promover o relaxamento para o corpo físico, que foram desenvolvidas há centenas de anos pela milenar medicina oriental.

A Sessão de Pindas Chinesas

No início do atendimento agendado o profissional fará uma anamnese completa, verificando quais regiões apresentam níveis mais elevados de dor, necessitando de maior atenção para que se atinja o relaxamento e alívio desejados. O terapeuta também busca, nesse momento, compreender as condições físicas do paciente, seu estado geral de saúde, o nível de estresse pelo qual possa estar passando, de forma a garantir que a sessão seja o mais tranquilizante possível. Definidas as áreas nas quais as Pindas Chinesas serão aplicadas, o terapeuta aquecerá as pindas e posicionará o paciente na maca para dar início ao tratamento. As Pindas Chinesas são, então, passadas com a utilização de técnicas de massagem, com maior ou menor pressão, de acordo com o exigido pela diferentes áreas do corpo.

Quais os Benefícios das Pindas Chinesas?

As Pindas Chinesas são indicadas para uma série de condições diferentes que o paciente possa apresentar, como casos de insônia persistentes, cores musculares, dores de cabeça de origens variadas, dificuldades respiratórias, cólicas por TPM, constipação, cansaço físico, episódios de ansiedade, estresse, baixa autoestima, desânimo generalizado, níveis de vitalidade baixos, dentre outras. A adequada aplicação das Pindas Chinesas ajuda na melhora da qualidade do sono, alivia tensões musculares, contribui para a redução da ansiedade, auxilia na eliminação de toxinas, melhora a circulação sanguínea, promove o equilíbrio da energia interna, por seu efeito esfoliante remove a pele morta, favorece a drenagem linfática, promove sensação de bem-estar físico e mental, dentre diversos outros benefícios conhecidos.

Há contra indicações ao uso das Pindas?

Em termos gerais, pode-se dizer que não existem contraindicações ao uso das Pindas Chinesas. Contudo, é importante que se observe e respeite algumas condições particulares de cada paciente. Como as pindas são elaboradas com ervas diversas, é sempre importante estar atento a uma eventual alergia que o paciente possa ter a alguma erva em específico. No momento da anamnese do paciente, o terapeuta realiza uma breve investigação sobre possíveis alergias, em especial tópicas, que o paciente possa já ter apresentado e tenha conhecimento. A aplicação durante a gravidez exige cuidados especiais em eventual aplicação na região abdominal. Ferimentos na pele recentes, ainda em processo de cicatrização são um impeditivo para a aplicação na região atingida. Casos de infecções em tratamento como cistites, ou ainda, inflamações dolorosas como bursites requerem atenção especial.