Cromoterapia (“terapia de luz”) é a aplicação de luz visível, o espectro de cores, para auxiliar no propósito de regeneração e cicatrização de tecidos. A luz é radiação eletromagnética (energia emitida como partículas ou ondas) e cada cor do espectro tem um comprimento de onda único que tem um impacto diferente em nossos corpos.
A Cromoterapia moderna é definida como a prática de aplicar luz em forma de cor ao corpo, a fim de equilibrar a "energia" que pode estar faltando. Baseia-se no fato de que cada uma das cores possui uma frequência de vibração específica, e cada vibração está relacionada a uma qualidade física diferente. Um desequilíbrio nos sistemas de energia do corpo, seja no nível físico, emocional, espiritual ou mental, pode, portanto, se manifestar como uma doença ou enfermidade. É através da aplicação das cores é que as energias são trazidas de volta ao equilíbrio para que a saúde e a harmonia possam ser restauradas.
É uma Terapia da "Nova Era"?
Quais as Indicações da Cromoterapia?
Nos Estados Unidos da América, o Food and Drug Administration - FDA, considerado um dos organismos mais rigorosos do mundo na aprovação de medicamentos e terapias, já aprovou a Cromoterapia para: acne, tratamentos antienvelhecimento (estimulação da produção de colágeno e redução de rugas), prevenção da queda de cabelo e crescimento do cabelo, alívio da dor, perda de peso, produção de células-tronco. As áreas de pesquisa e ensaios clínicos atuais também incluem o tratamento das seguintes condições: Doença de Alzheimer, Mal de Parkinson, Lesão cerebral traumática (TCE), Golpe, Ataque cardíaco, Lesões da medula espinhal e regeneração nervosa.
Como as Cores Afetam Nosso Corpo?
Luz vermelha: ativa e melhora os sistemas circulatório e nervoso. Auxilia na produção de glóbulos vermelhos e células de colágeno. Ajuda a queimar gordura. Luz laranja: melhora o humor geral. Auxilia em problemas de estômago e digestão, bem como asma e bronquite. Luz amarela: funciona nos tecidos internos. Reativa e purifica a pele. Luz verde: calmante, relaxante. É usada em conjunto com luzes azuis para quem sofre de SAD. Luz azul: estimula os músculos e as células da pele. Aborda infecções. Usada para tratar doenças do fígado e quebrar a bilirrubina. Luz roxa: relaxa os nervos e os sistemas linfáticos. Aborda inflamações e doenças urinárias. Ajuda com inflamação ocular, glaucoma e fadiga ocular.