Reflexologia é a aplicação de técnicas de pressão nas mãos e pés para afetar outra parte do corpo. Essas técnicas estimulam os sensores de pressão, desencadeando uma resposta de relaxamento em todo o corpo. A Reflexologia estimula a boa saúde, promovendo relaxamento, aliviando a dor, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida.
Desde os tempos antigos até os dias de hoje, o trabalho dos pés tem sido utilizado pela humanidade como meio de manter a boa saúde e o bem-estar. Embora os princípios e técnicas exatos de seu uso inicial não sejam mais conhecidos, artefatos descobertos por arqueólogos indicam que a Reflexologia foi desenvolvida como um auxílio à saúde por muitas sociedades ao redor do globo, da América do Sul ao Egito, Japão, China e em toda a Ásia.
Como a Reflexologia Funciona?
Reflexologistas aplicam técnicas de pressão nas mãos e pés para estimular áreas reflexas específicas com a intenção de produzir uma resposta benéfica em outras partes do corpo. Os mapas de Reflexologia mostram as várias áreas reflexas e suas partes corporais correspondentes. A imagem refletida do corpo nos pés e nas mãos ajuda os Reflexologistas a identificar com facilidade a parte correta do pé ou da mão na qual trabalhar. Um estudo de Reflexologia descobriu que seu uso fornecia um meio para os familiares de pacientes com câncer mostrarem seu apoio e amor; os pacientes sentiram menos dor e também se sentiram menos isolados. A Reflexologia estabeleceu uma maneira de os parentes se sentirem ligados ao ente querido, bem como para os pacientes sentirem o seu apoio.
Pés Responsivos
Quando o corpo é exposto ao perigo, um antigo mecanismo de sobrevivência, chamado de resposta de “lutar ou fugir”, é ativado. Durante essa resposta, as informações coletadas do ambiente são comunicadas instantaneamente ao cérebro, órgãos internos e músculos para que possam preparar o corpo para a ação apropriada. Durante a resposta de luta ou fuga, os pés devem estar preparados para participar da defesa ou da fuga. Eles fazem isso processando informações ambientais coletadas por meio de sensores de pressão nas solas, o que ajuda o corpo a determinar os níveis ideais de combustível e oxigênio. Correr, por exemplo, requer muito mais oxigênio do que caminhar; pés que precisam fugir requerem níveis diferentes de combustível e oxigênio do que pés que precisam ficar firmes e se preparar para lutar. Por esse motivo, os sinais de pressão das solas dos pés dizem ao cérebro se o corpo está em pé, sentado ou deitado, o que permite que ele decida se as necessidades de açúcar no sangue (glicose), oxigênio e contração e relaxamento muscular estão sendo atendidas.
A Reflexologia Atuando Sistemicamente
“A Reflexologia atua como redutora do estresse no sistema nervoso, promovendo efeitos benéficos em todo o corpo.” O trabalho da Reflexologia afeta o corpo de três maneiras principais: uma resposta geral de relaxamento, um efeito reflexo específico e um rejuvenescimento das mãos e dos pés. Também melhora a flexibilidade das mãos e dos pés e ajuda a desenvolver a consciência, diminuindo assim a possibilidade de ocorrência de lesões. Em suma, a Reflexologia funciona como um redutor de estresse no sistema nervoso, provocando um efeito em todo o corpo. A natureza repetitiva da vida cotidiana cria um desgaste nas mãos e nos pés que limita suas capacidades. Como resultado, eles ficam cansados e às vezes até limitados em suas funções. O papel da Reflexologia na construção da consciência física consiste em fornecer às mãos e aos pés exercícios que ativem todas as suas capacidades locais e corporais . Eles são órgãos sensoriais, e expô-los a tanta variedade quanto possível de estimulos os ajuda a contribuir plenamente para o desenvolvimento e a vida saudáveis.