A Acupuntura Auricular ou Auriculoterapia é uma modalidade de cuidados de saúde em que a superfície externa da orelha, ou aurícula , é estimulada para aliviar condições patológicas em outras partes do corpo. A descoberta desta terapia é parcialmente baseada na antiga prática chinesa de acupuntura corporal , mas também é derivada das descobertas de um médico francês na década de 1950.
O Dr. Paul Nogier e colegas demonstraram que áreas específicas do ouvido externo estavam associadas a patologias em partes específicas do corpo. Muito do que se sabe sobre o tema da Auriculoterapia tende a se concentrar na abordagem chinesa da acupuntura auricular ou nas práticas europeias de medicina auricular.
A Eficácia da Auriculoterapia
Geralmente são necessárias de duas a dez sessões de Auriculoterapia para aliviar completamente uma condição, mas uma melhora significativa pode ser notada nas duas primeiras sessões. Ao monitorar o nível de dor percebida em uma região do corpo e determinar a amplitude de movimento das áreas musculoesqueléticas, pode-se determinar mais facilmente o progresso da Auriculoterapia nos tratamentos. Essas avaliações comportamentais são realizadas antes e após uma sessão de Auriculoterapia. Para órgãos internos e distúrbios neuroendócrinos, geralmente não há nenhum sintoma específico a ser observado; assim, deve-se esperar para observar uma mudança na condição do paciente. Mesmo para problemas musculoesqueléticos, pode não haver um alívio acentuado da dor até várias horas depois; assim, o paciente deve continuar monitorando seus sintomas por 24 horas após uma sessão.
A Auriculoterapia é Segura Para Todos?
A Auriculoterapia pertence ao grupo de métodos muito “suaves” da medicina física reflexiva e, portanto, praticamente não há contra-indicações para sua aplicação. Geralmente é utilizada como tratamento coadjuvante a outras terapias mais eficazes, como a acupuntura corporal. Microagulhas ou agulhas de pressão colocadas em pontos específicos relacionados ao córtex podem ser testadas para insônia, ansiedade, falta de concentração e psicoses. Microagulhas ou agulhas de pressão colocadas em pontos específicos correspondentes ao estômago (cárdia na aurícula da orelha esquerda ou piloro na orelha direita), vesícula biliar (aurícula direita) e pâncreas (aurícula esquerda) podem ser úteis nas terapias de emagrecimento e devem ser manualmente estimulados por minutos sempre que o paciente sentir fome.
Como a Orelha Reflete os Órgãos do Corpo?
Em alguns microssistemas, a topologia reflexa corresponde diretamente à posição vertical do corpo, enquanto na maioria dos mapas de microssistemas, o corpo é configurado em um padrão inverso. No microssistema da Auriculoterapia, o padrão reflexo se assemelha ao feto invertido no útero. Com as mãos apontadas para baixo e os dedos dos pés esticados, os sistemas de reflexologia da mão e do pé também são invertidos. O microssistema do couro cabeludo também é representado de cabeça para baixo, enquanto os microssistemas mais mediais do abdome, costas, face, nariz e lábios estão todos orientados em um padrão vertical. Os microssistemas de língua e dentes são apresentados horizontalmente.